Osterdorf 2014 em Blumenau - Efiree.com
Meio Ambiente e Turismo
 
Postado em: 23/03/2014 ás 01h20
TAMANHO DA FONTE A- A+
 
Osterdorf 2014 em Blumenau
Come√ßa neste domingo (23/03) e vai at√© o dia 20 de abril a Osterdorf 2014 em Blumenau a Vila de P√°scoa, sempre nos finais de semana das 10 √†s 19 horas com entrada gratuita e muitas atra√ß√Ķes para adultos e crian√ßas.

Um evento multicultural, voltado à comunidade e dedicado ao resgate das tradições de Páscoa praticadas em Blumenau. Essa é a Osterdorf 2014, a Vila de Páscoa de Blumenau. Por 29 dias, a partir do dia 23 de março, o Parque Vila Germânica abrigará a Casa do Coelho e uma série de outras atrações gratuitas, algumas contemplativas, outras interativas e todas muito criativas, com enfoque lúdico, social e cultural.

Como no ano de 2013, nos dias de semana a Vila de Páscoa abre suas oficinas para os estudantes da rede municipal de ensino de Blumenau. Em média, serão atendidas 100 crianças por período, matutino e vespertino.

"A Osterdorf é um evento gratuito e que tem grande responsabilidade social. Atender as crianças do município, desenvolvendo suas habilidades sociais e culturais, e proporcionando momentos de lazer é o cumprimento de significativa parcela desta responsabilidade", explica Ricardo Stodieck, secretário de Turismo e Presidente do Parque Vila Germânica.

A Secretaria de Turismo e o Parque Vila Germânica, organizadores do evento, estão finalizando a montagem das 13 atrações, muitas das quais estarão no Setor 3 do Parque. Em sua 1ª edição, em 2013, a Osterdorf concentrou-se na área externa, em frente ao Setor 1 do Parque.

"O tema trabalhado em 2014 é a toca do coelho. Levamos a Osterdorf para o setor 3 e estamos transformando aquele espaço numa grande toca", explica Ivone Lemke, diretora de Eventos e Operações do Parque.

A decoração do pavilhão conta com elementos marcantes e típicos de páscoa: muitos coelhos, alguns pendurados no teto do pavilhão voando de asa delta, outros nas entradas das oficinas; várias pequenas versões da Osterbaum estarão espalhadas pelo espaço, todas elas decoradas com casquinhas coloridas. Guirlandas com flores darão o toque final ao teto da "grande toca". Logo na entrada do setor estará um ovo em tamanho gigante, feito pelo artista manauense Joao Siqueira (telefone 47 9210-9528), que já fez carros alegóricos para escolas de samba do Rio de Janeiro e cenários dos filmes Anaconda e Tainá.

A Osterdorf 2014 repetirá algumas das atrações de maior sucesso em sua edição anterior, mas também trará muitas novidades. Algumas atrações foram reformuladas e outras são completamente novas.

"Esse ano, os adultos ganham uma oficina só para eles. O lúdico é geralmente voltado às crianças, mas o resgate das tradições emociona muito os adultos. Queremos fazer com que eles relembrem a páscoa da sua infância", conta Ivone.

Atrações e novidades

Oficina Pintura de Casquinhas: Na oficina gratuita de pintura de casquinhas as crianças pintarão casquinhas de ovos de galinha, hábito que vem sendo extinto nas últimas décadas. A proposta é que a atividade já comece em casa, com a produção das casquinhas que serão pintadas na oficina. Para àqueles que não trouxerem as casquinhas, haverá venda do produto na Feira de Artesanato. As crianças trabalharão com tintas não tóxicas, a base d'água. Este ano a oficina inova e disponibiliza roupinhas de papel para as casquinhas. As roupas de papel são uma ideia trazida da Alemanha, onde é prática comum entre as famílias durante este período do ano. A oficina atende o público aos sábados e domingos, das 10h às 13h e das 14h às 19h.

Passeio ciclístico:
O passeio ciclístico de Páscoa acontecerá no dia 13 de abril. Organizado pela Fundação Cultural, a saída está agendada para as 09 horas, em frente à Fundação, sendo a chegada na Osterdorf.

Culto ecumênico: A celebração religiosa ecumênica acontecerá no dia 15 de abril, às 19h30m, no setor 3. Todas as religiões cristas se unirão para celebrar a ressurreição de Jesus.

Palco Cultural: O palco do setor 3 receberá entre as 17h e 19h dos sábados e domingos atrações culturais musicais e de dança.

Feira de artesanato: A Feira de Artesanato é sempre uma atração muito esperada pelos visitantes dos eventos comunitários do Parque Vila Germânica. Este ano os produtos artesanais de 29 artesãos e Blumenau e região ganham espaço especial dentro do setor 3. Produtos de decoração, presentes e doces de páscoa estarão sendo vendidos na Feira. Aos sábados e domingos, das 10h às 19h.

Pista educativa de trânsito: A Pista educativa de transito, que fica sob a responsabilidade e coordenação do Seterb. Os agentes da Escola Pública de Trânsito educam pais e crianças, que percorrerão de bicicleta os circuitos que imitam situações reais no trânsito. Esta atração é um grande sucesso da parceria entre a Secretaria de Turismo, Parque Vila Germânica e Seterb, sempre presente nos principais eventos realizados no Parque.

Casa do Coelho e viveiro: O coelho da páscoa e sua família ganham uma casa na Osterdorf 2014. Os visitantes poderão visitar a casa, que será composta de quarto, sala, banheiro e cozinha. Logo ao lado da casa estará o viveiro, com coelhos de verdade. Pelos 29 dias os coelhinhos de estimação do coelho da Páscoa estarão morando na Vila Germânica. A visitação é gratuita.



Osterbaum: A Osterbaum é uma árvore de galhos secos, que representam a morte de cristo, enfeitada com ovos de páscoa, que representam a ressurreição. Essa representação simbólica da Páscoa é uma tradição praticada no norte da Alemanha e será reproduzida e ficará exposta bem enfrente ao setor 3, na área externa. A Osterbaum da Osterdorf terá 5m de altura e será decorada por 10 mil casquinhas de ovos.

Teatro, contação de histórias e recreação: A Bolota Show e Cia também estará promovendo contação de histórias, teatros e recreação para os pequenos visitantes da Osterdorf. O tema central das brincadeiras e encenações é obviamente a Páscoa. Esta atração funciona aos sábados e domingos, das 10h às 13h e das 14h às 19h.

Espaço Kids: Este ano a Osterdorf oferece um espaço inteiramente dedicado aos pequenos. Enquanto os pais fazem atividades com as crianças maiores ou participam da oficina, as crianças menores podem ficar com as recreadoras.

Exposição Mentes Criativas, Ovos curiosos: A Exposição Mentes Criativas, Ovos Curiosos é uma parceria com a Fundação Cultural de Blumenau. A exposição estará no setor 3 do Parque e conta com sete ovos. Cada ovo foi decorado por personalidades criativas blumenauenses, de diferentes áreas, entre elas artes visuais, moda, publicidade, artesanato e educação. A proposta da mostra é apresentar a diversidade cultural e de leitura que cada área de atuação tem de que um único.

Oficina Árvore dos Mil Ovos: Esta oficina é uma das novidades destaque desta edição da Vila Páscoa de Blumenau. Dedicada a pessoas com mais de 12 anos, este workshop acontecerá em três sábados, nos dias 29 de março, 5 e 12 de abril, das 15h às 17h. Os participantes poderão confeccionar até quatro casquinhas durante um período de 2 horas. Serão cedidos materiais como tintas, lantejoulas e papéis variados. Dentro da cada ovo o participante deverá colocar uma mensagem de Páscoa. Os ovos serão expostos numa árvore e entregues aos espectadores do culto ecumênico. A oficina tem capacidade para 80 pessoas. As inscrições devem ser feitas com antecedência pelo telefone 3381 7700.

Mil faces de um coelho e pintura de orelhas de coelho de papel: As crianças receberão gratuitamente pinturas faciais. Os artistas da Bolota & Cia Show pintarão os rostos dos pequenos com versões da face do coelho da páscoa. Nesta atividade, a novidade é que as crianças poderão complementar a pintura dos rostos confeccionando e colorindo orelhas de coelho de papel. As pinturas acontecem aos sábados e domingos, das 10h às 13h e das 14h às 19h.

Confira a programação

23/03 ás 17h - Banda 23° BI
29/03 ás 17h - Banda Sétimo Selo Luciano Oliveira e Banda Geração
30/03 ás 17h - Coral Pró-Família
05/04 ás 17h - Os mensageiros (Sesc)
06/04 ás 17h - Apresentação FreeStudio
12/04 ás 17h - Coral Acevali
13/04 ás 17h - Banda Municipal

O Setor 3 contará também com um ponto de alimentação que estará servindo um café temático de Páscoa. Cucas, cafés, chás e iguarias que lembram esta época do ano poderão ser degustadas.

A Osterdorf 2014, Vila de Páscoa de Blumenau é uma realização da Prefeitura Municipal de Blumenau, organizada pela Secretaria de Turismo e Parque Vila Germânica, com patrocínio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esportes, através do Funturismo. Assessora de Comunicação: Ana Matesco.

Foto: Jaime Batista da Silva



eGirls
10/05/2014
Marlucia Felix
Niterói, Rio de Janeiro, Brasil
01/04/2014
F√°tima Machado
Limeira, S√£o Paulo, Brasil

Fotos, Festas e Eventos
05/07/2014
Ensaio com a Diva "Roberta Porto Rabello...
Goi√°s
15/06/2014
Sabrina Boing Boing exibe suas curvas tu...
Vitória, Espírito Santo, Brasil
 
Outras Notícias sobre
28/11/2014
A escolha da Miss Beleza Negra Regional 2014 em Lins
26/11/2014
Candidata ao título de Musa das Torcidas do Brasileirão 2014 posa sensual
26/11/2014
Mulher Melancia posta foto com biquíni 'provocante' e causa alvoroço
10/05/2014
Marlucia Felix
Niterói, Rio de Janeiro, Brasil
Bruna Barone
Cleide Marques
Nicki Minaj mostrou que sabe requebrar no novo clipe Anaconda
Data:21/08/2014
Visualizações:15590865
Range Rover Evoque Dynamic
Data:21/08/2014
Visualizações:259785
Demonstração da Boeing choca internautas
Data:16/07/2014
Visualizações:1274959
Lágrimas e violência em Buenos Aires
Data:14/07/2014
Visualizações:337

©2014 - Efiree.com - Todos os direitos reservados! | Google+